Não importa se você mora em casa ou apartamento, a vontade de ter um cantinho verde dentro do nosso lar é um desejo quase universal. Seja por questões estéticas ou de aconchego, um pouco de natureza dentro de casa faz muita falta e é uma queixa de quem mora em lugares pequenos — o que é muito comum atualmente — e acha que não pode ter um jardim em casa.
Mas, os jardins não são mais privilégios de quem mora em uma casa grande. Com um pouquinho de planejamento e criatividade é possível montar um espaço legal, aconchegante e sofisticado em qualquer cantinho da sua casa.
Procure por espaços ociosos dentro de casa
Antes de pensar qual espaço você quer mudar, é importante se desprender daquele conceito de que um jardim precisa de bastante espaço e muitas plantas. Como as moradias estão cada vez menores, esse conceito já não é mais válido. Um jardim é qualquer espaço que você possa colocar um pouco de verde.
Sendo assim, o primeiro passo para montar esse cantinho é olhar em volta e se perguntar: que lugar eu posso transformar em jardim? Procure por espaços que não estejam sendo totalmente utilizados e em que você possa brincar e soltar a imaginação para fazer um jardim pequeno e bacana. Geralmente esses espaços são embaixo de escadas, corredores ou perto de janelas e portas, as quais são espaços que acabam não sendo totalmente utilizados.
Não é preciso muito espaço para montar um jardim legal e bonito, bastam apenas alguns vasos de plantinhas e uma decoração que combine com o ambiente.
A grama sintética é uma ótima dica pra transformar qualquer lugar em um jardim bonito, elegante e convidativo. A nossa dica é dispor alguns vasos de flor sobre a grama sintética – se preferir, espalhe também pedras decorativas em alguns locais – com uma iluminação adequada.
Não se esqueça!
É super importante lembrar de que a sua plantinha precisa de sol e de água. Então, leve isso em consideração antes de escolher o que cultivar nos vasinhos do seu jardim. Se possível, monte o espaço perto de uma janela ou outra fonte de iluminação natural. As suas plantinhas agradecem!