Em tempos modernos, o jardim artificial se tornou uma opção prática para quem quer trazer um pouco de verde para o lar, mas sem ter todo o trabalho que um jardim natural dá. Sem a necessidade de regas, poda e adubagem, essa opção é mais higiênica e se mantém bonita o ano todo.
Quer saber como montar o seu? Então confira nossas dicas e saiba como montar um jardim artificial.
Como montar um jardim artificial
Os jardins artificiais vão bem em qualquer espaço, tanto interno quanto externo. Podem ser montados embaixo de escadas, no quintal de casa ou na varanda. Seja onde for, você irá precisar de:
1. Plantas e grama sintética para jardim artificial
Existem diversos tipos de plantas artificiais de alta qualidade e que se assemelham bastante às reais. Opte sempre por essas, que conferem um ar muito mais natural ao jardim. Bromélias, lírios, orquídeas, lavanda, azaléia e ficus são algumas dicas de plantas charmosas e que deixam qualquer jardim muito mais bonito.
Se puder, opte por plantas (artificiais mesmo) da época e vá trocando conforme a mudança de estações. Apesar de não ser necessária, essa prática ajuda a criar a sensação de que o jardim é natural.
Além disso, outra dica que confere mais naturalidade ao jardim artificial é o uso da grama sintética, que deixa o espaço muito mais verde e aconchegante. Ideal tanto para ambientes internos quanto externos, o tapete de grama sintética é perfeito para quintal, varanda e outros espaços da casa.
2. Vasos e pedras decorativas
Mesmo não sendo um jardim natural, as plantas artificiais podem ser aplicadas no próprio chão. Mas, claro, isso não é obrigatório e essa mesma sensação de natureza e de um visual autêntico do jardim podem ser obtidos com a escolha dos vasos e de sua decoração.
Vasos de vidro, concreto e cerâmica são algumas das dicas, assim como vasinhos reciclados, feitos com latas de alumínio sem uso. Como não será necessário um sistema de escoamento e drenagem, vale apostar em qualquer utensílio para acomodar as plantas – abuse dos vasos personalizados.
E seja qual for o vaso que você for utilizar, não se esqueça de cobrir sua superfície com pedras decorativas ou lascas de madeira. Dessa forma você esconde melhor a argila que fica dentro do vaso e ainda deixa-o mais decorado e charmoso.
3. Decoração de jardim artificial
O jardim artificial também é uma ótima oportunidade de implementar uma decoração bonita e aconchegante. Além da própria decoração dos vasos e das plantas, você pode optar por móveis de jardim, quando houver espaço para isso.
Móveis de vime e bambu são uma excelente escolha para deixar o espaço com um visual mais natural. Opte pela madeira sempre que puder, como em deques de madeira e floreiras. Use também puffs e futons, que deixam o espaço ainda mais aconchegante, bem como velas aromatizadas, almofadas, mantinhas e fontes – tudo isso torna o ambiente ideal para relaxar.
Aqui também vale abusar da grama sintética, que além de ser perfeita para cobrir o piso, pode ganhar um lugar de destaque em paredes. Assim você cria as tão na moda atualmente paredes vivas – só que com muito mais facilidade e praticidade.
Viu só como montar um jardim artificial não é nada difícil? Escolhendo as plantas certas e combinando-as à uma decoração aconchegante e ao uso de grama sintética, esse cantinho fica incrível e com um visual super natural – e sem dar um trabalhão!