Além de embelezar e perfumar jardins e quintais, a decoração com plantas também está tomando conta das áreas internas. Apesar dos cuidados serem diferentes, o cultivo de plantas dentro de casa é possível e pouco trabalhoso. Conheça 20 plantas para ambientes fechados e saiba como incluí-las na sua decoração.
Trazendo as plantas para dentro de casa
Quem não gosta daquele cheirinho típico de natureza que vem das plantas? Mesmo se você não possui um quintal ou uma área externa, ainda assim dá para trazer um pouquinho de verde para o seu lar.
O primeiro passo para iniciar a sua decoração com plantas é saber mais sobre as espécies que você pode cultivar dentro de casa. Para ambientes internos, geralmente são escolhidas plantas mais verdes, com troncos e folhas, que não necessitem de exposição constante ao sol, como as de sombra ou meia-sombra. Mas também existem flores e outras espécies mais delicadas que sobrevivem bem em lugares fechados.
E lembre-se que os cuidados com as plantinhas são constantes: algumas precisam de mais água, outras de mais sol. Nem sempre isso toma muito tempo, mas é importante entender as necessidades de cada espécie e combiná-las com a sua disponibilidade de tempo.
Alguns cuidados necessários
Ao trazer as plantas para ambientes internos, existem algumas rotinas que você deve cumprir para mantê-las sempre bonitas e saudáveis:
- Cuidar para que a plantinha esteja sempre adubada e com umidade suficiente.
- Regar apenas o necessário, sem encharcar ou deixar a terra secar. Uma dica é, antes de molhar a plantinha, tocar o solo com os dedos para verificar se ele está úmido.
- Em algumas espécies, é interessante passar água nas folhas para evitar o acúmulo de pó.
- Cuidar da necessidade de luz solar de cada planta; algumas gostam de sombra, outras precisam de banhos de sol esporádicos.
- Para flores plantadas, o ideal é colocá-las em vasos cerâmicos.
- Não deixe as plantas perto de eletrônicos (como da TV, por exemplo), pois o calor pode fazer mal para as folhas.
Espécies de plantas para ambientes internos
Se você não sabe como ou não tem tempo para cuidar das plantas, ou apenas não conhece quais espécies se dão bem dentro de casa, não precisa se preocupar. Separamos 20 plantas para ambientes fechados para você descobrir mais e escolher as suas preferidas! Confira:
Antúrio
Fonte: Florae
Para uma decoração mais clássica, escolha o antúrio Ele deve ficar a meia-sombra, sem receber sol direto, mas nunca em ambiente escuros.
Babosa
Fonte: Florae
Esta planta tropical não é resistente ao frio e deve ser mantida longe da luz direta do sol. Regue quando o solo estiver secando.
Bambu-mossô
Fonte: Casa Vie Arte e Decoração
Se você procura uma planta exótica e, ao mesmo, elegante, uma boa opção é o bambu-mossô. Essa planta chinesa pode ser cultivada em vasos e precisa receber apenas um pouco de sol pelas manhãs.
Begônia
Fonte: Elo7
Forme lindos buques de begônias e arrase na decoração interna. Encontrada em diversos formatos e cores, essa planta deve ser cultivada em solo fértil. Também é importante protegê-la do sol, do vento e das temperaturas frias.
Bromélia
Fonte: Arte Vegetal
Contando com belíssimos contrastes entre tons de vermelho e verde, essa planta é um excelente adicional à decoração do seu lar. Ela deve receber apenas claridade indireta e ser regada a cada 2 dias. Para evitar a proliferação de mosquitos, basta limpar seu centro.
Chamaedoerea
Fonte: Floricultura Yamamoto[/caption
Delicada e discreta, essa planta gosta de umidade (ou seja, precisa de rega frequente) e não cresce mais que 2m. Por isso, é ideal para quem não dispõe de muito espaço interno e procura por uma espécie fácil de cuidar.
Echeveria
Fonte: The Succulent Project
Também conhecida como rosa de pedra por causa do seu formato. A echeveria é muito usada para compor jardins de suculentas, junto com cactos e outras suculentas. Delicada e super charmosa, ela não tolera muito sol e deve ser regada uma vez por semana.
Filodendro
Fonte: Etna
Essa planta tipicamente brasileira é bastante conhecida por suas folhas em formato de coração. Um vasinho com filodendro garante muito charme e pode ser colocado em qualquer ambiente – desde que ele seja bem iluminado.
Gipsófila
Fonte: Florae
Também chamada de mosquitinho, a gipsófila é ideal para compor um arranjo delicado. Ela precisa de alguma exposição ao sol durante o dia, mas também se adapta bem dentro de casa.
Jade
Fonte: Shopify
Essa pequena plantinha demora um pouco para florescer, mas a espera vale a pena! Além disso, ela é de fácil manutenção pois precisa somente de luz direta e apenas durante uma parte do dia.
Jiboia
Fonte: Limppano
Sua bela coloração em tons de verde e amarelo será um diferencial na sua decoração. Cresce apoiada a xaxins e outras plantas e deve ser regada com frequência, de modo que seu solo esteja sempre úmido.
Lança de são jorge
Fonte: Mercado Livre
Essa planta é bastante resistente, por isso deve ser regada quinzenalmente e sem molhar as folhas. Além disso, é importante mantê-la à meia-sombra
Licuala
Fonte: Culturamix
Imponente, a lícula fica belíssima tanto em um jardim interno quanto sozinha em um vaso. Ela precisa de luz indireta e não demanda rega: basta borrifar água nas folhas.
Lírio da paz
Fonte: Natureza e Paisagens
O lírio da paz floresce na sombra, por isso precisa de claridade. No entanto, nunca de sol direto, pois isso pode queimar suas folhas. Além disso, lembre-se de manter a flor sempre adubada e em solo úmido.
Mini cacto
Fonte: Elo7
Ele fica lindo em arranjos. Os mini cactos precisam de ambientes internos bem iluminados e só devem ser regados quando a terra estiver seca, garantindo assim a saúde das plantinhas para embelezarem o seu lar.
Orquídea
Fonte: Culturamix
Além de coloridas e belas, as orquídeas requerem poucos cuidados: apreciam sombra e poucas regas. E suas flores aparecem em média duas vezes por ano.
Pau d’água
Fonte: Boa Vista Plantas Ornamentais
Usada para decoração em vasos, essa planta é resistente ao ar-condicionado e, por tanto, ideal para escritórios. Além disso, ela não precisa receber incidência direta de sol.
Ráfis
Fonte: Plantas Fores Cuidados e Cultivos
Semelhante ao bambu, a ráfis é bastante utilizada na decoração de escritórios. Ela fica bem com qualquer iluminação e só demanda certo cuidado na hora de regar – cuidado para não encharcá-la.
Violetas
Fonte: Quadrante Construtora
A variedade de cores da violeta faz dela uma grande aliada da sua decoração, ficando bem em qualquer ambiente. E o melhor: ela só precisa de luz indireta e rega apenas no solo!
Zamioculca
Fonte: Art Verdi
Uma das preferidas na decoração de ambientes internos, requer poucos cuidados: pode ser regada uma vez por semana e fica bem tanto na luz, quanto na sombra.
Tenho um corredor da minha escada onde fiz o jardim suspenso , porém as plantas não crescem morrem ,tem luz ,e ventilação porém não vão pra frente .
Adorei as dicas muito boas!
Gostaria de saber aonde encontrar essa folhagem pau d. “Água que não fosse muito cara ??
Muito Obg pelas suas gentileza eu gostei eu amo a NATUREZA.
Boa tarde,
Fiz um jardim no box do banheiro, onde a luz e pouca e não tem sol.
As plantas não crescem.
Qual plantas vão bem neste ambientes?
Aguardo uma sugestão
Obrigada Regina
Coloca Mini Cactus fica top
Boa noite você pode colocar giboia e outras da mesma família tranquilamente
Tem as suculentas tbm contanto que leve uma vez na semana para um banho de sol.
Muito Obg pelas suas gentileza eu gostei eu amo a NATUREZA.
Tudo e belo de toda BELEZA.
Amo a zamioculca!!!
gostaria de saber o preço da planta pau da água
Ótimas sugestões para cultivar plantas em escritório. Sugiro também sugestões para jarros…
A minha Zamioculca fica amarelada muito rápido. Não sei mais o que fazer para mantê-la saudåvel.
Adorei as dicas, irei pôr em prática com certeza!
Ola. As escolhas das plantas e muito importante … Talvez nao esteja escolhendo as plantas certas para o local.