Ter dificuldade em escolher a folhagem certa para decorar ambientes internos é natural, principalmente a sala. São várias opções e há todos os cuidados com a planta envolvidos. Tudo vai depender das condições da sua sala e dos recursos disponíveis para cuidar da sua planta.
Para te ajudar, listamos dez dicas de folhagens belíssimas e de fáceis cuidados, para você escolher a ideal para você.
1- Samambaia
Destaca-se por suas folhas longas e sua cor verde clara. O indicado é colocá-la em vasos suspensos, para expor melhor a beleza das suas folhagens. A samambaia não precisa de luz do sol direta, ambientes com iluminação difusas já são suficientes.
2- Palmeira Leque
Essa é a planta ideal para salas bem iluminadas e arejadas. Suas folhas grandes e plissadas, em forma de leque, chamam atenção e dão um charme a mais para a decoração do ambiente. Apenas evite deixar a palmeira perto de aparelhos ar-condicionados.
3- Palmeira Areca
Fica linda em vasos para ambientes internos, pois é uma planta comprida e com folhagens cheias. Em salas decoradas em tons neutros ou brancos, essa folhagem dá um toque natural ao lugar, destacando sua cor verde. A Palmeira Areca precisa de luz direta do sol pelo menos uma vez ao dia, então, o ideal é que fique perto de janelas.
4- Árvore da Felicidade
Acredita-se que quando você ganha uma dessas árvores de presente, ela serve como um amuleto dentro de casa: traz harmonia e sorte. Também há a crença de que se os dois tipos dessa árvore, macho e fêmea, estiverem no mesmo vaso, a sorte será maior. Essa combinação fica linda como decoração para ambientes internos também.
Mantenha a árvore da felicidade em locais de luz difusa e cuide para que a terra onde ela está plantada esteja sempre úmida.
5- Espada de São Jorge
É uma planta muito popular para a decoração de ambientes, pois é tida como amuleto contra “mau-olhado” e inveja. Suas folhas, em forma de lanças, possuem variações de tamanho e tons de verde. Costuma-se colocar o vaso com a Espada de São Jorge perto das entradas das casas e escritórios.
Sua principal vantagem é ser uma planta de alta resistência, sem a necessidade de cuidados diários. Ideal para pessoas com pouco tempo livre em sua rotina.
6- Cróton
Destaca-se por suas folhas, que além de diversos tamanhos e formatos, possui uma mescla de variadas cores, como: vermelho, roxo, rosa, branco, amarelo, verde e laranja. Justamente por essas características, o cróton traz mais alegria ao seu ambiente.
Essa folhagem precisa estar sob sol pleno ou sombra-parcial, como salas de estar bem iluminadas.
7- Zamioculca
A Zamioculca é uma planta de visual rústico, muito popular em decorações de corredores e cantos de salas. É uma folhagem de porte pequeno, porém de verde brilhante, que destaca sua beleza. Pode ficar em ambientes mal iluminados e não precisa ser regada todos os dias.
8- Clorofito
É uma planta de pequeno porte. Possui folhas alongadas, macias e brilhantes, de cor verde. Sua folhagem recai sobre a estrutura de vasos, deixando um visual muito bonito para uma decoração de ambientes. Deve estar em ambientes bem iluminados, sem necessidade de luz direta do sol.
9- Calatheas
As Calatheas são plantas com folhas de diversos formatos, cores variadas e listras em diversos padrões. Por isso, colocá-las em sua decoração traz uma beleza exótica ao ambiente.
Essa folhagem não necessita de muita luz. Porém, precisa ficar em lugares mais úmidos (como próximo a banheiros) e ser regada, pelo menos, duas vezes por semana.
10- Aglaonemas
São folhagens com variações de cores, tamanhos e estrutura. Está presente em diversos ambientes internos, pois também tem a característica de precisar de pouca luz para sobreviver. Procure não ter Aglaonemas em lugares secos e com ar-condicionado ligado por muito tempo, isso pode danificar sua folhagem.
Com essas dicas, você pode deixar sua sala mais bonita e com mais vida! Uma plantinha sempre faz bem ao nosso bem-estar.
ótimas dicas, parabéns pelo artigo, são realmente plantas lindas!