Uma coisa é fato: ter um jardim em casa traz grandes benefícios para a saúde dos moradores! Além de promover a harmonia do ambiente, ele deixa a residência mais fresca e inspiradora para relaxar e aproveitar com a família e amigos.
Mas, como as arquiteturas mais modernas possuem uma tendência de espaços menores em suas estruturas, os ambientes destinados para o jardim também acabam sendo reduzidos ou até mesmo deixados de lado. Mas isso não é motivo para não ter um jardim em casa!
A dica é investir em jardins pequenos: seja na entrada de casa, na sala, nas paredes internas e externas, ou até mesmo em quartos e banheiros. O importante é não ficar sem ter um! Contudo, para ter um jardim pequeno em sua casa é fundamental escolher as plantas certas para compor bem esse espaço.
Para você não ficar de fora dessa, nós, da Playgrama, fizemos este conteúdo incrível dando dicas de três plantas para o seu jardim pequeno dentro de casa! Confira mais abaixo e tenha uma boa leitura!
1 – Suculentas
As plantas suculentas são muito fáceis de ter em casa, já que não demandam muitos cuidados prolongados e nem ocupam tanto espaço, além de consumirem pouca água no dia a dia. Por causa disso, são ideais para ambientes internos!
Mas não pense que elas sobrevivem sem a luz do sol! Escolha ambientes que recebam um pouco de iluminação natural durante o dia, pois isso é importante para se manterem vivas!
Existe uma variedade enorme de espécies de suculentas que apresenta os mais diversos tipos de cores, formas e texturas. Algumas das suculentas mais requisitadas para ambientes internos são:
- Cactus (de diversas espécies);
- Rabo-de-burro;
- Planta fantasma;
- Colar de pérolas;
- Zebra;
- Babosa.
2 – Espada-de-são-jorge
Gosta de sol pleno, mas sobrevive com uma boa iluminação indireta: a espada-de-são-jorge é uma das plantas mais resistentes e queridinhas das casas brasileiras. Elas filtram o ar de diversas toxinas por causa das suas longas folhas.
Muitas pessoas acabam tendo espadas-de-são-jorge dentro de vasos com água, mas isso não é indicado! O vaso precisa ter uma boa drenagem, pois se as raízes ficarem muito tempo submersas, a planta pode apodrecer e morrer!
3 – Zamioculca
Elas podem ser um pouco maiores, mas ficam lindas em espaços pequenos! As zamioculcas adoram lugares sombreados e por causa disso são ótimas opções para jardins pequenos dentro de casa!
Sua rega deve ser periódica, já que se for regada em excesso pode causar problemas para a planta. Elas podem ser colocadas no chão em grandes vasos e ficam lindas se acompanhadas de outras folhagens, como suculentas e até mesmo as espadas-de-são-jorge!
Quer dicas para economizar? Veja como fazer um jardim barato!
Deu para ficar inspirado, não é mesmo? Com essas dicas de plantas, seu jardim pequeno em casa ficará espetacular! Para acompanhar a sua pequena área verde, que tal inserir grama sintética no projeto? Para saber mais sobre o assunto, leia esse post sobre Grama Sintética em Apartamento e deixe o seu jardim pequeno dentro de casa ainda mais incrível! Até a próxima!