Em campos esportivos ou em qualquer tipo de ambiente, a grama sintética é uma alternativa que une o desempenho à praticidade.
Entretanto, para que o gramado ofereça todos os benefícios é preciso conhecer as diferentes opções existentes no mercado e para qual objetivo cada uma delas é indicada.
A grama decorativa é ideal para os ambientes internos e externos, como playgrounds, salões de festas, terraços, jardins, espaços públicos, varandas e bordas de piscina. Há também a grama sintética esportiva, recomendada para áreas de esportes.
A versatilidade do produto é o que estimula a procura. Por existirem diversos modelos, sempre há a possibilidade de adaptação e por esse motivo uma das perguntas que permeiam o assunto é: posso praticar esporte na grama sintética decorativa?
Para responder a este questionamento, vamos falar um pouco mais sobre a composição e especificação do gramado sintético. Acompanhe!
Composição e especificação da grama sintética
O gramado sintético pode ser dividido em dois grupos, com base no material utilizado em sua fabricação.
Para os campos esportivos ele é um produto que contém fibras em polietileno ou propileno em sua composição, com a inserção de bases duplas ou triplas responsáveis pela resistência ao atrito provocado pelo esporte.
Este tipo de gramado normalmente recebe uma carga superficial de areia sílica selecionada com o objetivo de evitar o desgaste. Ainda pode conter grânulos finos de borracha que amortecem a superfície.
A composição da grama indicada para o uso decorativo ou paisagismo é a mesma, porém as bases podem ser simples ou duplas, dependendo da finalidade. Possuem alta densidade e a possibilidade de serem preenchidas superficialmente por areia, se necessário.
Além do material, a grama sintética decorativa também apresenta algumas diferenças em comparação à esportiva, como a altura dos fios, pois quando o objetivo é uso esportivo, ela possui um recheio que ancora os tapetes ao piso e a base que demanda maior resistência.
Atualmente, as pessoas têm buscado pelo gramado sintético decorativo para aplicação em casas e escritórios, isto porque ele permite inúmeras possibilidades criativas, além de ser antialérgico, proporcionando um ambiente mais seguro e saudável.
Já nos projetos esportivos é preciso avaliar o local, tipo de solo e intensidade do tráfego de pessoas, sendo importante conhecer as características do produto antes de adquiri-lo para ter a certeza que atende a necessidade do ambiente.
Podemos perceber que tanto a composição quanto a especificação da grama sintética são diferentes para cada uso, ou seja, uma é ideal para decorar e outra para a prática de esportes.
No entanto, por serem adaptáveis, nada impede que sejam praticadas atividades no gramado decorativo.
5 locais onde podemos associar a prática de esportes com a grama sintética decorativa
Quando falamos em prática de esporte, falamos sobre qualquer atividade que demande esforço físico, como os fins de recreação, manutenção do condicionamento corporal e competições.
Por isso, vamos citar alguns locais onde podemos associar a prática de esportes com a grama sintética decorativa.
Playgrounds
Playgrounds como os existentes em condomínios residenciais, áreas de lazer ou escolas infantis, são ótimas opções para a aplicação do gramado e, com isso, é possível que os pequenos pratiquem esporte na grama sintética decorativa.
A grama sintética é uma excelente opção de piso, pois auxilia na absorção do impacto, reduzindo os risco de escorregões e lesões das crianças.
Áreas Pets
Com a aplicação da grama sintética decorativa, as áreas pets se mantêm limpas e conservadas por mais tempo.
Além disso, nessas áreas, as crianças costumam correr e brincar com os animais e o revestimento com gramado sintético torna a brincadeira ainda mais segura.
Academias
A aplicação de grama sintética decorativa nas academias, promove um espaço mais seguro para os praticantes de atividades físicas.
O uso do gramado sintético neste tipo de ambiente o torna mais convidativo e funcional, trazendo mais conforto na realização dos exercícios.
Jardim residencial
Nas áreas de jardinagem residenciais, a aplicação da grama sintética decorativa é uma excelente opção e nestes ambientes também é possível existir a prática de esportes.
Nos espaços abertos como quintas, área de piscinas e jardins, tanto as crianças como os adultos vêem a oportunidade de praticar atividades físicas e jogos como futebol, vôlei, entre outros.
Por esta razão, aplicar a grama sintética decorativa nestes locais também é uma ótima alternativa.
Mini Golf e outros esportes
A grama sintética decorativa também pode ser aplicada em campos de mini golf, futebol, entre outras modalidades esportivas.
O mais recomendado é que nesses ambientes seja instalada a grama sintética esportiva, devido às características que já mencionamos aqui, que são próprias para a prática de esportes.
No entanto, a grama sintética decorativa também oferece mais conforto e segurança para os jogadores.
Praticar ou não esportes na grama sintética decorativa?
Os esportes podem ser praticados na grama sintética decorativa, especialmente nos ambientes como os playgrounds infantis e academias, por exemplo, que fazem o uso do gramado.
Além disso, nestes espaços, o gramado sintético é o que torna a prática das atividades mais seguras e confortáveis, principalmente para as crianças.
Entretanto, caso você esteja pensando em aplicar a grama sintética em um ambiente como um campo de society, por exemplo, o ideal é optar pela instalação da grama sintética esportiva.
Ainda tem dúvidas sobre o assunto? Entre em contato com a Playgrama, que a nossa equipe irá te auxiliar.