Pensar em como decorar um berçário infantil pode parecer difícil, afinal são muitos os detalhes e isso pode acabar fazendo você se perder do ponto de partida. Acontece que saber como montar essa decoração de berçário de creche pode não ser assim tão difícil quanto você imagina.
Para mostrar a você como é supersimples saber por onde iniciar, separamos três dicas incríveis que irão iluminar sua mente. E para deixar tudo ainda mais completo, muitas ideias de como colocar em prática cada uma delas. Sua criatividade vai voar alto com essas sugestões, veja só!
Você pode se interessar por: Crie um ambiente seguro para crianças!
Menos é mais: invista no branco e nos detalhes coloridos
Vamos começar pelo tema central do ambiente: as cores. Afinal, tudo gira em torno delas dentro do lúdico espaço da creche. Como na área do berçário as crianças são muito novas, o ideal é que você crie um ambiente que deixem elas mais calmas e, assim, mais propensas ao desenvolvimento com tranquilidade.
Algumas boas apostas são os tons pastéis ou até mesmo tons suaves de laranja, verde, azul e violeta, que acalmam. Mas, claro, isso não quer dizer que não possa ter cores mais fortes em pontos estratégicos. Apenas que, para ter uma harmonização bacana do ambiente, é melhor economizar nas cores das paredes, como deixá-las todas brancas, e investir nos detalhes coloridos. Menos é mais, sempre! Ainda mais com os pequeninos.
Paredes são o grande segredo
Tendo em mente que a galerinha do berçário está num processo de começar a engatinhar e, logo na sequência, dar os primeiros passinhos, alguns cuidados são necessários. Por exemplo, é importante que rente ao chão tenha a menor quantidade possível de móveis, gavetas com puxadores ou mesmo itens pequenos ou cortantes (desde quinas de materiais até objetos diversos).
Por isso que as paredes são as grandes aliadas para decorar as salas de berçário de um modo útil e que traga mais praticidade. Alguns bons exemplos de uso das paredes na decoração da área do maternal são para:
- pendurar quadros diferentes;
- fazer paisagens criativas desenhadas;
- inserir suportes aéreos e deixar as fraldas ao alcance das mãos;
- inserir nichos divertidos para guardar os brinquedos e materiais da sala;
- colocar penduradores de roupas e itens diversos;
- instalar corrimão ou suportes para ajudar no processo de caminhada dos baixinhos.
Piso também é parte da decoração
Como você já deve ter descoberto e aprendido nas dicas anteriores, o processo desses pequeninos é longo no quesito “aprender a andar”. Por isso, é fundamental que o piso seja próprio para proporcionar agilidade a eles. Então, pense que o piso, além de útil, pode (e deve) ser parte da decoração.
É importante estar atento a pisos que sejam antiabrasivos (que não causam queimaduras da pele) e que amorteçam quedas e possíveis impactos. Dois tipos que funcionam muito bem nesses quesitos são: as placas de E.V.A. e a grama sintética de 20 mm. Lembram da dica de apostar nas cores fortes nos detalhes? Bom, aqui é uma incrível oportunidade para chegar lá!
Aproveite e faça um ambiente supercriativo com o piso todo revestido de grama sintética ou mesmo coloridos por diversos tatames de E.V.A.!
Tapete de EVA infantil: conheça os benefícios para crianças de diferentes idades!
Decorar um berçário pode parecer difícil, mas você vai tirar de letra com todas essas dicas e ideias incríveis! Aproveite e leia também nosso post sobre Como decorar uma sala de aula infantil e tenha outras ideias para transformar sua escolinha!
Amei as dicas deixadas aqui.
adorei as decorações, dicas muito boas
Tudo perfeito
tentando montar uma mine creche aqui na minha rua para apenas 20 crianças,porem gostaria que fosse algo colorido com tons pastel,e que ficasse bem aconchegante lindo de encher os olhos e que não e com um valor não mt alto,