Utilizar material reciclável para a decoração tem sido uma prática comum, pois além de ser sustentável, pode ser bastante econômica. E com um pouco de criatividade e disposição você pode fazer coisas incríveis para o quarto do seu pequeno: de móveis a detalhes na decoração!
Para isso, valem os mais diversos materiais: caixotes de frutas (aqueles mesmo de feiras), garrafas de vidro e pet, potes de vidro e plástico, latas, retalhos de tecido, luzes de natal, pedaços de madeira… É questão de preferência e criatividade! E nós estamos cheios de ideias e sugestões! Mas antes…
Atenção com cuidados importantes!
Todo processo de reciclagem e reutilização envolve um passo essencial: a higienização. Quando bebês e crianças estão envolvidas, o cuidado deve ser redobrado. A pele dos pequenos é mais sensível e muitas vezes a imunidade ainda está sendo fortalecida. Além disso, há a questão de segurança física. Por isso, temos algumas dicas:
- de preferência, saiba a procedência dos materiais que serão utilizados;
- faça uma boa higienização neles;
- cuidado com os cantos pontiagudos e farpas;
- lixe e sele os materiais (como madeira) com revestimento em verniz atóxico.
Agora sim! Vamos à prática!
5 ideias de como decorar quarto de bebê com material reciclado
1 – Caixas de madeira viram móveis e porta-itens
Você pode encontrá-las facilmente em mercados e fruteiras (naquelas feiras do final de semana, sabe?). E talvez nem precise pagar por elas, alguns lugares podem doá-las depois do uso. A dica é tentar a sorte e pedir mesmo!
Os caixotes funcionam bem para guardar ou por coisas. O mais legal é a modularidade: você pode encaixar as caixas conforme a necessidade! Então, você pode montar itens funcionais: prateleiras, guarda-sapatinhos do seu bebê, organizadora de brinquedos, cesto de roupas, porta-fraldas de cômoda, banquinhos…
Para deixar o visual complementado, use uma lixa para deixar a superfície bem acabada e uma boa camada de verniz atóxico garante que a madeira fique bem selada. Você pode às revestir de tecido e papéis, além de fazer pinturas manuais.
2 – Garrafas viram luminárias
Todo quarto de bebê precisa de uma iluminação, principalmente à noite. Com garrafas de vidro você pode fazer algumas luminárias que dão um visual lindo ao quarto. É só cortar o fundo das garrafas e usar vela, luzinhas de natal ou alguma outra lâmpada de tamanho menor e pronto!
Para cortar garrafas de vidro, é simples:
- pegue um barbante embebido em álcool e o posicione em torno da garrafa;
- coloque fogo no barbante;
- em seguida coloque a garrafa na água;
- pronto, a garrafa vai estar cortada; é só lixar bem as bordas!
Você pode usar as luminárias sobre a mesa ou pendurá-las no teto. Para dar um toque mais pessoal, pode usar adesivos para personalizá-las na temática do quarto (essa ideia é ótima para crianças maiorzinhas)!
3 – Retalhos de tecido decorativos
Com retalhos de tecido (de alguma peça de roupa que não usa mais, por exemplo), você pode caprichar na decoração do quarto. Faça fuxicos com eles e decore as paredes!
Como fazer fuxico:
- recorte pedacinhos redondos de tecido;
- em toda a sua borda, passe a agulha com linha (ora para cima, ora para baixo) até que tenha dado a volta inteira;
- agora é só puxar a linha para enrugar o tecido e prontinho;
- finalize com um botão no centro para dar um acabamento (opcional).
4- Porta-fraldas com caixas de papelão
Com uma caixa de papelão você pode fazer seu próprio porta-fraldas. Basta escolher o tamanho da caixa, tirar as tampas (opcional) e revestí-la de tecido à sua escolha. Seria interessante usar os retalhos de tecido e fuxicos para personalizá-la artesanalmente. Vai ficar um charme!
5 – Porta-materiais do bebê
As garrafas pet, latas e potes de vidro podem facilmente servir como porta-objetos decorativos e funcionais. Basta uma simples customização (use tecidos, tinta, fuxicos) e terá lugares especiais e personalizados para guardar produtos de higiene do seu bebê, termômetro, brinquedinhos, acessórios de vestimenta e similares.
Esperamos que tenha gostado das nossas ideias. Agora é só separar os materiais e mãos à obra! Se tiver alguma outra ideia, comente aqui embaixo! Ela pode ajudar alguma outra mamãe!
Adorei a suas dicas!Espero que eu consiga pegar uma dessas ideias de reciclagem e fazer em casa
AMEI SUA IDEIAS, MAS EU JA FAÇO UMA BOA PARTE EM RECICLAGEM.