Ter um jardim é um privilégio, um ambiente verdinho que consegue embelezar o local de diversas formas e que também traz o contato direto com a natureza em sua própria moradia. Neste post, vamos dar algumas dicas bem criativas e simples para você montar o seu cantinho de maneira harmoniosa e barata. Confira!
1 – Defina o espaço do jardim
A delimitação do local é muito importante, pois vai determinar tudo o que você poderá usar e o que pode ser aproveitado de outras formas. Ter a consciência do espaço vai auxiliar você na hora de pensar se há possibilidade de colocar mesas, cadeiras, caminhos de pedras e até vasos grandes, entre tantas opções disponíveis.
Para espaços menores é importante investir em um jardim suspenso. Ele ocupa um local menor e você pode ter uma vasta horta ou até uma variedade de plantas sem ocupar o piso. Este jardim pode ser fixo à parede, por meio de madeiras, garrafas e vasos, ou suspenso em cordas ligadas diretamente ao teto. É uma decoração simples, mas bem-proporcionada.
2 – Use blocos de concreto
A utilização de blocos de concreto é uma excelente escolha para aproveitar melhor o espaço. Você pode separar as plantas, flores e a própria horta de maneira harmônica e simples. Além de dar um próprio espaço para cada folhagem, você pode regá-las sem se preocupar com o acúmulo de água. Os blocos são baratos e podem ser encontrados em qualquer loja de construção.
3 – Aproveite os vasos
Em um belo jardim não pode faltar vasos, eles dão um toque todo delicado ao ambiente. Para os lugares maiores abuse dos vasos grandes, já em locais menores o conselho é investir em vasos pequenos ou até mesmo os suspensos.
Existe uma vasta opção de vasos para plantas e flores. Os de cerâmica natural e esmaltada, os de concreto ou cimento, polietileno e plástico comum, e ainda os de pedra. Agora é só escolher o que combina mais com o seu cantinho.
4 – Abuse dos caminhos de pedras ou lajotas
Esta é uma dica bem em conta e que vai deixar o seu jardim mais bonito, além de ajudar a evitar o carregamento de terra para dentro de casa. Sua manutenção é quase mínima e a durabilidade é bem maior. Outra opção é utilizar pedras maiores para o caminho, assim como lajotas para não precisar pisar na grama.
5 – Invista em redes e bancos
A melhor parte de ter um jardim em casa é aproveitar ao máximo do espaço disponível. Uma dica super legal é a utilização de redes e bancos. A rede é uma boa alternativa para relaxar em qualquer lugar, ainda mais numa área verdinha. Já os bancos são ótimos para uma boa leitura ou uma simples recepção para os visitantes.
6 – Explore as plantas e flores
Um jardim só é completo com folhagens. Existe uma grande variedade de vegetação, umas mais resistentes ao sol, outras ao frio, e algumas ideais para lugares com pouca luz. Plantar arbustos também é um ótima escolha, pois são acessíveis e de fácil manutenção. Fica elegante mesclar as folhagens, mas sempre as deixe separadas, cada uma em um vaso, por exemplo.
Esperamos que as nossas dicas ajudem você a montar um jardim barato e bonito. A intenção é não gastar muito, mas ter um jardim residencial belo e aconchegante para todos aproveitarem!