Você muito provavelmente já viu um: aquele caixote pequeno, de madeira, muito utilizado nas feiras para o transporte de frutas e verduras. Mas o que muita gente não sabe é que esse item também pode ser usado na decoração do lar, unindo sustentabilidade com um estilo mais rústico.
E para você incorporar essa prática que já vem virando tendência, separamos algumas dicas sobre como reaproveitar caixotes!
Cuidados ao escolher o caixote
Mas antes de apresentar as formas com as quais você pode trazer um caixote de feira para dentro do seu lar de um jeito estiloso e, claro, funcional, é preciso tomar alguns cuidados com esse material – tanto para ampliar a durabilidade dele em seu novo uso, quanto para garantir a sua segurança.
Isso porque a madeira naturalmente demanda atenção em certos aspectos, e como esse item em específico não foi pensado originalmente para uso doméstico, ele precisa ser adaptado:
Em primeiro lugar, ao escolher o caixote, verifique se ele é resistente e se encontra em boas condições. E não se esqueça de limpá-lo para remover sujeiras e possíveis fungos, bactérias, resquícios de alimentos etc.
Depois, certifique-se de que o caixote não possui nenhuma farpa (se necessário, lixe a madeira), prego ou outro item que possa causar machucados e, então, aplique uma camada de verniz ou outra substância que proteja a madeira.
Para terminar o acabamento, você pode pintar o caixote (aqui vale levar em conta o uso que você pretende dar a ele; veja mais logo abaixo). Esse é um bom momento para reforçar a estrutura dele, se necessário.
Saiba como reaproveitar materiais recicláveis e lixo orgânico
Decorando com móveis de caixotes reaproveitados
Além de utilizar o caixote como itens menores, como, por exemplo, uma fruteira ou mesmo um recipiente para armazenar pequenas coisas de um jeito diferente, também é possível usá-lo como móveis. Com um pouco de trabalho manual e criatividade, os caixotes de feira são transformados em itens como criado mudo, prateleira e até mesma de centro, entre outros. Olha só!
Criado mudo de caixote
O criado mudo, também conhecido como mesinha de apoio, é um item bastante importante no quarto – afinal, sem ele, onde mais você guardaria seu livro de cabeceira?
Então, para deixar a decoração do ambiente ainda mais especial, uma ótima dica é adaptar um caixote para essa função. Com seu ar rústico, ele agrega um visual relaxante ao cômodo, além de ser uma alternativa barata.
Armário de caixote
Fixados em paredes, os caixotes de feira se tornam verdadeiros armários, proporcionando mais organização e conforto para o seu lar de forma simples e eficiente. Eles podem ser aplicados na cozinha, por exemplo, para armazenar a louça e ingredientes, ou então no banheiro, guardando toalhas e outros itens.
Nesses casos, é preciso ter atenção com a fixação da madeira na parede (certifique-se de que tudo está seguro e resistente). Você pode usar os caixotes com seu visual natural ou, então, pintá-los – tudo depende da sua preferência e do estilo de decoração do ambiente.
Prateleira de caixote
Seja fixando ou apenas empilhando alguns caixotes, você consegue criar prateleiras e estantes para decorar a sala. Você pode fixar apenas um caixote e ter um pequeno nicho ou, então, utilizar vários e ter uma verdadeira estante com diversos espaços para guardar itens decorativos, livros, plantas etc.
Sapateira de caixote
Guardar os sapatos de uma forma prática e que, de quebra, mantenha o aspecto ideal dos calçados é o sonho de organização de qualquer pessoa – e ele vira realidade com um simples caixote.
Com acabamento colorido ou rústico, ele pode ser usado na horizontal para armazenar tênis e outros modelos mais baixos e na vertical para guardar botas de cano alto sem causar dobras ou amassados.
Mesa de centro de caixote
Uma mesa de centro feita com caixotes é um item incrível para deixar a sala mais charmosa, com um visual personalizado e que com um acabamento colorido pode, ao mesmo tempo, combinar os estilos rústico e moderno.
Além disso, dependendo da forma com que você organizar os caixotes, a mesa ganha espaços vagos que podem ser utilizados como nicho, gerando ainda mais praticidade e organização.
Confira dicas de decoração de jardim com material reciclável
Saindo diretamente da feira para dentro do seu lar, o caixote é um item versátil e repleto de personalidade, que pode deixar o visual da sua casa ainda mais aconchegante e organizada. Com essas dicas, você já tem ótimas inspirações para dar novos usos e explorar o seu caixote em diferentes ambientes, agora é só colocar em prática!
achei tudo muito lindo e criativo