Você sente falta de estar mais perto da natureza? Pois saiba que dá para aproveitar melhor os espaços da cidade para cultivar um bocado de plantas. Uma ideia incrível, já bastante comum em outros países, é a fachada com grama.
Fachada é a parede da frente de qualquer estabelecimento, como casas, lojas, shopping, comércio etc. Por muito tempo, as pessoas negligenciaram o potencial verde desses espaços, fazendo apenas pinturas ou revestimentos. Mas isso está mudando.
Hoje em dia, com assuntos como meio ambiente e sustentabilidade em voga, os espaços urbanos estão ganhando novos usos. Assim, a fachada com grama virou tendência no ramo da arquitetura.
Vantagens de ter uma fachada com grama
Assim como a cobertura verde nos telhados, a fachada com grama é uma ótima solução para quem tem preocupações ecológicas e não abre mão da estética. Veja as vantagens de apostar nesse estilo de fachada:
- a aparência da construção muda completamente, ganhando mais vida e leveza (sem deixar de ser moderna);
- a manutenção pode ser menos cansativa, já que você não precisa realizar pinturas periodicamente;
- a fachada se mantém limpa por mais tempo, porque a cobertura verde absorve poluição e outras substâncias tóxicas;
- a temperatura se mantém estável no interior da construção, uma vez que a cobertura verde bloqueia a passagem de calor.
Fachada com grama sintética é alternativa
Se você não tem condições financeiras de arcar com a aquisição e a manutenção de uma cobertura viva (ou seja, com plantas verdadeiras), uma alternativa é apostar na fachada com grama sintética.
A aparência dela é semelhante a de uma parede viva e os cuidados com a grama sintética são mais simples.
Com uma fachada com grama sintética, você só precisa remover os resíduos maiores (como folhas e gravetos, por exemplo) e depois lavar com água e uma pequena quantidade de água sanitária dissolvida.
Passo a passo
Veja como instalar grama sintética em fachadas:
- Posicione a grama sintética;
- Faça furos na lata de cola e aplique-a na parede;
- Desenrole a grama sintética sobre a superfície com cola;
- Faça os recortes nos obstáculos e deixe as emendas nas áreas de menor circulação;
- Retire as bordas do rolo da grama sintética;
- Dobre as extremidades e passe cola no verso da grama sintética e no piso;
- Aguarde alguns minutos e feche as emendas;
- Pressione bem para unir as partes;
- Faça as emendas com capricho e apare os cantos.
A grama sintética 30mm da Playgrama foi desenvolvida justamente para uso comercial e residencial, portanto é a opção ideal para este fim!
Dá só uma olhada nas características dela: tem proteção contra raios ultravioletas, não retém sujeira, possui proteção antifúngica e antibacteriana e, além de tudo, tem proteção anti chamas.
Perfeita para decorar e ainda manter a fachada da sua casa segura, não é?
E aí, está faltando o que para apostar nessa tendência? Lembre que você pode contar com a Playgrama. Entre em contato conosco para pedir seu orçamento!