Com o crescimento contínuo de nossas cidades e a correria da semana, parece que ter um jardim é privilégio de poucas pessoas, seja por falta de espaço ou tempo para dar os cuidados necessários. Mas, saiba que há uma alternativa: as folhagens ornamentais para interiores são cada vez mais procuradas por sua beleza e os benefícios de tê-las dentro de casa.
Hoje vamos mostrar alguns cuidados necessários na hora de escolher a planta ideal para seu caso. Você é uma pessoa muito ocupada durante a semana? Sua casa é bem iluminada? Você ou alguém com quem mora têm alergia? Essas são algumas das questões que devem ser levadas em consideração na hora de escolher a plantinha que vai decorar seu cantinho. Confira!
1 – Para ambientes com pouca luz
As plantas precisam – em pouco ou muita intensidade – de luz, então, uma das preocupações que você deve ter ao escolher a folhagem é se sua casa é bem iluminada ou não. Alguns ambientes recebem luz apenas em um período do dia, ou nem isso. Nesses casos, prefira plantas que se adaptem bem em ambientes fechados e com pouca luminosidade.
Confira 5 plantas para ambientes fechados e escuros que são lindas e fáceis de cuidar!
2 – Para alérgicos a pólen e com problemas respiratórios
Pessoas que sofrem de alergia ao pólen ou que simplesmente tem problemas respiratórios aumentados quando em contato com o pólen deixam de ter uma plantinha em casa para evitar crises, sem saber que existem opções também para esses casos.
Alguns exemplos de flores que quase não possuem pólen: tulipas, narcisos e gerânio. E são plantas lindas para enfeitar salas e escritórios! A dica ainda é deixar a planta em um canto do ambiente em haja pouco movimento, para evitar o balanço da planta e a liberação de algum resquício de pólen.
Outra opção, ainda mais segura para os alérgicos, são os cactos e suculentas! De variados tamanhos, exigem pouquíssimos cuidados e não irão te dar uma dor de cabeça, pelo contrário. Você pode comprar um pequeno terrário com os dois, eles ficam lindos em qualquer estante ou mesa!
Mesmo com essas dicas acima, o nosso principal conselho é: procure um especialista em flores e folhagens antes de realizar a compra. Alergia é um assunto sério, então todo cuidado é pouco na hora de escolher sua plantinha.
3 – Para quem não tem tempo para cuidar
Com a correria rotineira, é muito comum pessoas que evitam ter plantas em casa porque não terão tempo para os cuidados necessários. Mas, temos algumas opções de folhagens que precisam de alguns cuidados bem rápidos.
Todas as espécies de sombra não exigem muitos cuidados: geralmente precisam ser regadas apenas de uma a duas vezes por semana. Um exemplo comum são as samambaias e avencas, que ficam perfeitas em vasos. Outra opção, já falada nessa postagem, são os cactos e as suculentas. Servem de decoração para vários ambientes e as opções de tamanhos e tipos são diversas!
4 – Plantas com significado, para além da decoração
Muitas pessoas não querem uma planta só pela beleza, preferindo aquelas que trazem algum significado bom para o ambiente. Existem algumas plantas que carregam crenças populares junto a elas. São como amuletos: umas são contra inveja, outras trazem sorte e paz… Vamos listar algumas mais populares aqui no Brasil!
- Árvore da Felicidade: quando as duas espécies, macho e fêmea, estão no mesmo vaso, essa planta traz sorte para você e harmonia para sua casa.
- Lança de São Jorge: é muito comum entre as pessoas que tem plantas em casa, pois é tida como um escudo contra o “mau olhado” e a inveja.
- Lírio da Paz: simboliza paz e tranquilidade para o ambiente.
- Dinheiro em Penca: conhecida por atrair sorte, dinheiro e fartura!
Prontinho! Com essas dicas e cuidados, você já garante que a sua decisão de folhagem para o interior da sua casa será perfeita. Mas, como são muitas as opções de plantas e os ambientes, temos outras dicas aqui no blog que irão te ajudar na hora da sua escolha!
Confira também 20 plantas para ambientes fechados, perfeitas para casas e apartamentos!