Querendo um pouco de verde e cor para dentro de casa? Nós separamos 5 espécies de plantas ornamentais para interiores que vão fazer parte da decoração da sua casa/apartamento.
Elas vão das mais delicadas às mais exuberantes, algumas possuem flores, outras têm predominância das folhagens verde… O que importa é que elas se adaptam muito bem a ambientes mais fechados, onde a luz solar é menor, e precisam de menos rega do que as que ficam ao sol.
É só você escolher a que gostar mais e escolher o ambiente da casa. Confira!
1 – Pau D’água
Essa é uma planta para decoração com vaso. Ela tem a folhagem grande, com um tom amarelado no centro das folhas. É perfeita para escritórios, já que resiste muito bem ao ar-condicionado (nem todas as plantas podem ser cultivada nessas circunstâncias) e não precisa de muita incidência solar.
2 – Orquídea
Essa planta tem um visual extremamente sofisticado e elegante, e é uma das mais usadas para decoração interna. Ela tem flores arredondadas, nas cores que podem ir de branco e amarelo até rosa e púrpura, mas costumam ser todas delicadas.
Deve ser cultivada à meia-luz. As folhas, quando escurecem, indicam que o local não tem luz suficiente. A rega deve ser feita uma vez a cada dois ou três dias. Os vasinhos de barro são os mais indicados, pois drenam melhor a água.
3 – Echeveria (Rosa de pedra)
Ideal para quem gosta de suculentas e tem pouco tempo para cuidar, a Echeveria (essa da foto é da espécie Hime Shougetsu) é uma plantinha linda, com um formato que lembra muito uma rosa. Ela é ótima para ambientes mais secos e com pouca luz, pois precisa de irrigação apenas uma vez na semana. Devido ao seu tamanho, vai bem em mesinhas de canto ou centro.
4 – Begônia
Essa é mais uma opção com flores – e que flores, são lindas! São perfeitas para interiores pois precisam ser cultivadas em ambientes bem protegidos da luz do sol, do vento e da friagem (então mantenha-a longe de janelas).
5 – Minicactos
Os minicactos costumam ser muito fáceis de achar: são vendidos hoje em dia até em alguns supermercados. Seguindo as mesmas condições da Echeveria, por terem um tamanho reduzido, são perfeitos para ficarem em cima de mesas e em soleiras de janelas (embora não precisem de muita luz).
Para saber quando regar, basta avaliar se a terra já está árida/seca. No geral, a frequência de uma vez por semana já está ótima.
E aí? O que achou? Todas as plantas são lindas e fáceis de cuidar. Esperamos ter ajudado! Se você está querendo adotar mais verde na decoração de casa, pode gostar também desse conteúdo: Jardim de Inverno: Aprenda a montar o seu!