A utilização da grama sintética vem sendo uma ótima alternativa para revestimentos e decorações dos mais diversos tipos de ambientes. Além de tornar o local mais elegante, oferece maior durabilidade e custo x benefício.
Os espaços onde a grama é normalmente instalada, como casas e apartamentos, varandas, jardins, estabelecimentos e prédios comerciais se tornam mais aconchegantes e atrativos, isso porque, o uso do gramado sintético proporciona uma experiência única, desde a beleza até a higiene.
Atualmente é estranho pensar em um playground sem grama ou uma área infantil cimentada, por exemplo. A maioria das pessoas, especialmente as mais preocupadas com o visual e conforto de um lugar, fazem o uso da grama sintética para tornar um local mais convidativo e seguro.
Embora o gramado sintético seja um produto de altíssima qualidade e numerosos benefícios, ainda se trata de algo novo no mercado de decoração e por esse motivo, muita gente ainda tem dúvida sobre a sua durabilidade.
Neste artigo, vamos falar um pouquinho sobre a resistência da grama sintética e se ela desbota no sol com o passar do tempo. Fique ligado para saber como conservá-la.
Qual a durabilidade do gramado sintético?
A grama sintética é um produto semelhante ao gramado natural, porém é composta de uma superfície feita de fibra artificial. Seu principal atributo é o nível de durabilidade que em média conserva-se por 5 anos.
Entretanto, para que o produto atinja esse grau, é necessário que ele se mantenha nas condições ideais de conservação, higiene e manutenção.
Com o passar do tempo, a grama artificial tende a apresentar sinais de desgaste, como o desbotamento da cor e aspecto. No entanto, se for conservada de maneira correta, a durabilidade pode alcançar o tempo indeterminado.
Ainda que a durabilidade seja alta, alguns fatores podem desencadear de forma negativa em sua resistência, diminuindo a vida útil do produto. São eles:
- Instalação inadequada;
- Falta de higiene.
Caso o gramado seja instalado de modo incorreto, além de prejudicar a utilização, também tende a diminuir a durabilidade, isso também ocorre com a falta de limpeza do produto. Se a manutenção não for feita, ele irá gerar um acúmulo de sujeira, estragando o material.
Pontos importantes sobre a durabilidade
Como já mencionamos, uma das questões principais sobre o gramado sintético é se ele é resistente ao sol, ou seja se a luz solar pode causar desbotamento ou queimação do material.
Vamos falar um pouquinho sobre esse ponto que também diz respeito a durabilidade.
Exposição solar
Em grande parte dos projetos de instalação da grama sintética é comum que o ambiente seja externo, isso porque o gramado é muito utilizado para áreas de piscina, churrasqueira e também para eventos ao ar livre.
Ao instalar o gramado nesses locais, fica claro que a exposição solar será habitual e por diversas vezes intensa. No entanto, fique calmo! Isso não é um problema para esse tipo de material.
A grama sintética resiste ao contato com o sol e os mais diversos graus de temperatura, ou seja, ainda que as mudanças climáticas ocorram frequentemente, não irá afetar a qualidade do produto.
Além disso, não haverá a perda de resistência e nem mesmo a tonalidade e textura original. Com a exposição solar, o gramado continuará intacto e sem apresentar qualquer tipo de desgaste em decorrência do nível de calor.
Acúmulo de calor
Muito embora não seja um atributo citado constantemente, a grama artificial consegue reter todo o calor que recebe da luz solar, não sendo aquecida e sem correr o risco de queimação.
Por se tratar de um material feito de fibras sintéticas, ele é capaz de aguentar os raios solares mais intensos e até mesmo a exposição sucessiva aos dias de sol.
O gramado sintético, dispõe de uma infinidade de aplicações e não possui nenhum tipo de problema ao ser instalado em locais abertos ou de grande entrada de luz solar. Ele é altamente resistente às queimaduras provocadas pela luz do sol.
Vale a pena instalar a grama sintética em ambientes externos?
Você já deve ter notado que a durabilidade do gramado sintético está associada às condições de instalação e conservação, isto é, não implica em nada o ambiente onde você irá colocar.
A aplicação da grama sintética em ambientes externos proporciona um local único e personalizado, mas além disso, oferece benefícios ainda maiores, como maior segurança contra pragas e insetos e o não acúmulo de líquidos em poças, isso sem contar na durabilidade que influencia diretamente no bolso.
Por essas razões fica claro que vale a pena o investimento. E você? Está esperando o que para ter a sua?
Visite o site da Playgrama, aproveite para entrar em contato e receber orientações para escolher a grama artificial dos sonhos!