As orquídeas são flores muito conhecidas, justamente por serem bonitas e terem várias opções de cores cativantes. E apesar de muitas pessoas desejarem ter essa flor em casa, é bastante difícil encontrar as sementes para vender. Por isso, hoje trouxemos um passo a passo de como plantar orquídeas através de mudas. Confira!
Escolhas e materiais iniciais
Antes de fazer o plantio de fato, algumas escolhas de materiais são necessárias. Entenda:
A espécie
É importante que você saiba que existem várias espécies de orquídea. Quando for procurar pela muda, se informe sobre a espécie que se adapta melhor a região que você mora, pois o clima influencia muito no cultivo.
O vaso
São várias opções de materiais encontradas nos mercados para vasos de plantas. Porém, no caso das orquídeas, o tipo mais indicado é o vaso de barro. Além disso, procure adquirir um modelo que tenha furos, para auxiliar na drenagem e aeração.
O solo
As raízes das orquídeas precisam de bastante ar, por isso o ideal é que elas tenham um solo de qualidade. A dica, portanto, é que você inclua substratos no solo, podendo ser apenas um ou uma combinação. Podem ser fibras de coco, cascas de pinus ou esfagnos. Mas o importante é que tenham boa aeração e drenagem, além de fornecer nutrientes, manter a umidade e garantir a sustentação da planta.
Passo a passo de como plantar orquídeas
1 – Retire a muda da planta ou do vaso antigo. Uma dica é tentar dividí-la em pelo menos duas partes, para ajudar na multiplicação dos vasos.
2 – Lave as raízes e toda a planta em água corrente com muito cuidado para deixá-la o mais pura possível. Para essa tarefa, você pode utilizar os dedos ou até mesmo uma escova macia. Se for preciso, retire os pedaços de raízes que não estejam saudáveis.
3 – Coloque o material de drenagem no fundo do vaso (preferencialmente de barro). Pode ser utilizado brita, cacos de telha, isopor e outros.
4 – Umidifique o substrato escolhido e adicione ao vaso. É interessante acomodar a muda de forma que facilite a sua fixação no substrato, utilizando material mais poroso e úmido (mas não encharcado).
5 – Faça o plantio bem no centro do vaso, para que a flor se desenvolva no local certo.
6 – Enriqueça o solo com adubo ou misturas orgânicas.
7 – Ainda não é necessário regar, pois o substrato foi umidificado.
Dica extra: sempre que for utilizar objetos como tesouras, para descartar pedaços da planta que não estejam saudáveis, lembre-se de fazer a esterilização de tudo, evitando contaminações nas orquídeas, que são bastante sensíveis.
Viu como não é difícil? Agora que você já sabe como plantar orquídeas, é só seguir o passo a passo e deixar o ambiente mais bonito, com essas flores tão encantadoras! Aproveite e confira 3 dicas de plantas para vasos pequenos e como cuidá-las. Bom plantio!
Ótimas dicas! todas essas dicas são importantes para que a orquídea cresça e de flores, principalmente o substrato e o material para drenagem no fundo do vaso.
Parabéns! pelo seu trabalho em compartilhar seu conhecimento sobre orquídeas, é muito lindo ver quando estão bem cuidadas e floridas, quem começa a se aprofundar neste universo não quer mais sair.
Muito bom ajuda muito os iniciantes no cultivo da orquídea