Seu escritório é tão repleto de pessoas e documentos que, no fim do dia, está uma bagunça? É normal. Grande parte das empresas sofrem desse mesmo mal. A boa notícia é que existem formas de acabar de vez com esse problema. Para ajudar você com isso, separamos oito dicas para organizar escritório que farão toda a diferença no seu dia a dia.
Dica #1 – Explore os espaços verticais
O primeiro passo em direção ao caminho da organização é explorar locais que você, normalmente, não usa. Assim, você consegue mais espaço livre para acomodar as pequenas bagunças do cotidiano. As paredes são opções incríveis para colocar lembretes, inserir materiais, como suporte para arquivos e, inclusive, como calendário visível das atividades da semana ou do mês.




Dica #2 – Use caixas variadas para armazenamento
Para que tudo fique dentro dos conformes é imprescindível que você tenha locais específicos para tudo. Desde aquelas decorações sazonais que recheiam o escritório em datas comemorativas até papéis e documentos. Um grande aliado das caixas são os espaços ociosos. Vale aqui tanto a dica anterior, usando as paredes para alocar caixas, quanto gavetas sem uso.




Dica #3 – Limpeza diária é fundamental!
Uma coisa que pode parecer banal, afinal é para estar sempre em dia, é a limpeza. Não apenas para manter a higiene constante do local, mas também para deixar as coisas sempre organizadas. Afinal, não tem como manter a ordem em um local que não está limpo. E, aqui, não estamos nos restringindo ao ambiente macro, mas principalmente às bancadas e estações de trabalho individuais.

Dica #4 – Iluminação é tudo
Indo por essa linha de dicas mais amplas e que auxiliam a manter a disciplina do espaço está a iluminação. Pode não parecer, mas lugares que têm pouca luminosidade acabam destoando a atenção de certos pontos, o que fazem que eles sejam “abandonados” e suscetíveis a acumular muitos itens. Por isso, o bacana é, além da iluminação central, explorar pontos extras de luz no escritório. Vale sobre as bancadas, sobre puffs espalhados, dentro de armário… Enfim, o interessante é explorar muito eles!


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Dica #5 – Tenha apenas o essencial sobre a mesa
Lembram daquela sugestão mágica: menos é mais? Bom, ela se encaixa demais quando o assunto é deixar tudo arrumado. Por isso, o bom é deixar apenas o que você realmente usa sobre a mesa e estimular o mesmo comportamento dos seus colegas. Tudo que não se usa com frequência, como blocos, post-its, canetas coloridas, lanchinhos, livros etc, fica nas gavetas.



Dica #6 – Tenha um cesto para lixo seco ao lado da estação de trabalho
Além de estimular o desapego, ter um cesto de lixo ao lado da bancada de trabalho também preserva a organização. Isso porque, ao invés de acumular papéis e lembretes, para “o caso de precisar outra hora”, a pessoa vai se livrar daquilo que não for mais útil. Isso sem levantar da cadeira ou mesmo sair do lugar.


Dica #7 – Faça “limpas” de documentos periodicamente
Ainda nesta linha de desapego, fazer limpezas de tempos em tempos é ótimo para manter a ordem no escritório. Mais ainda, faz com ninguém se perca em um monte de documentos, pastas e tarefas.

Dica #8 – Etiquete e nomeie tudo!
Aliás, para que ninguém se perca, aí está a nossa última dica: coloque etiquetas com o nome de tudo! Além de ficar muito fácil de encontrar, você também vai manter uma organização plena em seu ambiente profissional.



Com essas dicas para organizar escritório, você e suas demandas viverão em harmonia por muito tempo! E por falar em escritório, que tal ter ideias diferentes para decorar o seu? Separamos um conteúdo incrível, com formas diferentes de aplicar a grama sintética em seu ambiente de trabalho. Clique aqui e descubra como deixar seu escritório mais confortável e estiloso!
Pastas organizadoras são ótimas opções para facilitar identificação e organização, eu adoro. Parabéns pela matéria!