Encontradas em diversos formatos e tamanhos, as lajotas são compostos por matérias-primas naturais argilosas que englobam variados tipos de argilas com diferentes características, as quais proporcionam a composição desejada e são a base de cerâmica.
A lajota tradicional traz no berço a história do revestimento cerâmico. É um produto muito antigo. Seu primeiro exemplo de uso foi para colorir e decorar superfícies da civilização babilônica, no século VI a.C.
Mas que tal fazer uma releitura desse material tão tradicional e inovar utilizando Grama Sintética como lajota na sua calçada? Saiba como, lendo esse artigo até o final.
Grama Sintética como lajotas de calçada
A Grama Sintética é super versátil e proporciona inúmeras possibilidades, combinando desempenho com praticidade. Dentre seus incontáveis usos, há como utilizá-la como lajota de calçada. Abaixo te explicamos detalhadamente como colocar essa grande ideia em prática.
Como usar Lajotas de calçada com Grama Sintética
1 – Crie ou escolha uma sequência a ser seguida
Antes de tudo, escolha sua inspiração ou crie a sequência do desenho da lajota que será utilizado como base na hora de executar o trabalho, da mesma forma em que é feita antes da instalação de pisos que possuem estampas ou revestimentos que têm inúmeros formatos.
2 – Faça um piso de cimento alisado
Para iniciar a parte prática, é necessário preparar um contrapiso com argamassa de areia, cimento (5:1) e água suficiente para deixar a massa macia, pois essa será a base do piso.
Após isso, é preciso preparar uma espécie de nata (mistura cremosa de cimento e água) sobre a base já nivelada. A nata deverá ser espalhada uniformemente com a desempenadeira de aço ou com a colher de pedreiro em movimentos circulares.
Quando secar, o piso precisará ser lavado com água e sabão de côco. Já para impermeabilizar e dar brilho, no mínimo seis demãos de cera incolor deverão ser aplicadas. O resultado será um piso liso com aspecto rústico.
3 – Recorte a Grama Sintética
Faça os recortes na Grama Sintética conforme os modelos e formatos de lajota de sua preferência. Se houver a possibilidade de utilizar moldes de lajota de outros materiais, o resultado será ainda mais bonito e caprichado.
Exemplos de lajota que podem ser utilizadas como molde para o recorte da grama.
4 – Faça marcações no piso
Seja com lápis ou giz branco, destaque as áreas do seu piso que receberão os recortes de Grama Sintética para facilitar o momento da instalação.
5 – Instale os recortes de Grama Sintética normalmente
Posicione os recortes de Grama Sintética na posição conforme o desenho escolhido anteriormente. Após isso, fure a lata de cola e a aplique nas áreas destacadas do seu piso, como um chuveiro.
Desenrole os recortes de Grama Sintética sobre o piso com cola e faça recortes de reparo, se necessário. Depois disso, dobre as extremidades e passe cola diretamente no verso da Grama Sintética e no piso.
Aguarde alguns minutos, feche as emendas e pressione bem para unir as partes.
E pronto! Sua calçada estará pronta e você surpreenderá a todos não só com a decoração, mas também com a sua criatividade.
Agora é com você
Em suma, o uso inovador da Grama Sintética como lajota para calçadas representa um mergulho criativo na arquitetura e no paisagismo contemporâneos.
Ao repaginar um elemento tão tradicional como a lajota e aliá-lo à modernidade e versatilidade da Grama Sintética, abrimos um novo leque de possibilidades estéticas e funcionais para ambientes externos. Não só se garante uma estética verdejante e contínua ao longo das estações, como também se beneficia da baixa manutenção e durabilidade que o material sintético oferece.
Ao seguir o passo a passo delineado, qualquer um pode dar vida a projetos originais e refrescantes para as calçadas, criando espaços convidativos, sustentáveis e cheios de personalidade.
Desperte o designer paisagístico que há em você com a PlayGrama e transforme a aparência da sua calçada com uma escolha que harmoniza tradição e inovação.